Um garoto amaldiçoado, uma escola e sete mistérios.
Ichiro Shounen Kitan (いちろ少年忌譚), também conhecido como Boy Ichiro's
Modesty (em inglês), é um jogo de terror e aventura que se passa em uma
escola feito no RPG Maker 2000 por Nanae (do site Nekofuroshiki).
Ichiro Sasaki, o protagonista, é um estudante do ensino médio que gosta de coisas paranormais. Um dia resolve brincar com o "Kokkuri-san". No entanto, algo dá errado e ele acaba invocando os sete mistérios de sua escola! Será que nosso protagonista irá conseguir pôr um fim nesses mistérios?
Ichiro Sasaki:
O garoto amaldiçoado.
Tooko Suzuki:
A amiga de infância.
Endou Kiyomaru:
O presidente do club de ocultismo.
???:
A garota misteriosa.
Como Jogar:
Execute o arquivo: Ichiro Shounen Kitan.exe
Cotroles:
← → ↑ ↓: Movimentação
(Enter), (Espaço) e (Z): Interagir
(Esc), (X), (C), (V), (B), (N) e (0): Menu ou Cancelar
F12: Voltar ao título
F4: Tamanho da Tela
O jogo tem dois finais. 1 Bom, 1 Ruim.
Talvez haja um problema quando salvar o jogo. Por isso, extraia o
arquivo ZIP para uma pasta. Talvez o Google Chrome diga que o arquivo é
malicioso. Se você baixar alguns jogos de RPG Maker em outros lugares é
capaz de dizer o mesmo. Então, não há nada para se preocupar.
■ Observações
* Não é possível salvar o jogo em outro lugar fora da Biblioteca.
* Não é possível fugir da maioria das batalhas.
* A escola noturna é um tanto escura. Se preciso, ajuste o brilho da tela.
* Há um item chamado "Caderno de Estudante", ele mostra um mapa da escola. É útil quando estiver perdido.
* As lutas são baseadas em ações e itens específicos.
* Para saber como vencer os mistérios, peça ajuda na biblioteca.
■ Análise
Este jogo é um dos pioneiros dos jogos de RPG Maker de terror. Ele foi
feito em 2008. Essa época basicamente foi o começo da expansão dos jogos
de terror feitos no RPG Maker. Ichiro Shounen Kitan era um jogo muito
popular assim como Ao Oni (2009).
O jogo tem uma jogabilidade curiosa. O seu foco é o clássico de pegar itens e levar aos lugares em um ambiente fechado. Entretanto, o jogo tem um diferencial. Ele tem um certo sistema de batalha no qual não tem uma batalha de fato. O jogo te coloca cara-a-cara a criaturas e você precisa tomar ações para sobreviver ou selar a criatura, quase uma batalha em turnos, mas sem usar ou levar ataques, mas itens. Eu achei bem interesse isso e é um incomodo quando não sabe como derrotar a criatura ou quando não é possível escapar (como a Garota da Ponte).
Os mapas do jogo é algo bom. O jogo foi feito no RPG Maker e utiliza texturas originais. Não é nada vindo do RTP ou de sites por aí, também não é nenhum mapa Frankenstein, com tilesets que não combinam. O tamanho do mapa também não é algo que incomoda. Você tem uma movimentação boa sem estresse. Em relação a mapa/evento, nada para se reclamar, o mapa não é tão grande e os eventos não fazem você dicar dando voltas e mais voltas.
Em relação a imagens... Eu não vou reclamar de nada. Em 2013, houve uma atualização no jogo que mudou os rostos dos personagens e algumas das imagens. Isso aconteceu por causa do lançamento da light novel, fazendo tanto o jogo quanto a novel serem mais próximos.
A história está mais para um história que se passa em uma escola onde os mitos começam a perseguir o protagonista. Bem, acho que é mais uma curiosidade, porém era costume que quase todas as escolas japonesas tinham os seus 7 mistérios/maravilhas. Era quase como se toda escola tinha o seu próprio folclore. Talvez seja por isso que tenha tanta lenda urbana e suas variações. E onde o jogo entra nisso? Ichiro quer resolver esses mistérios, selando eles.
Eu acho a história e o roteiro sólidos. Há algumas reviravoltas, não há jumpscares.
Eu tinha a intenção de traduzir o jogo desde o começo das traduções. Posso dizer que é o jogo que mais demorei para traduzir já que foi a minha segunda tradução. Eu já perdi a tradução algumas vezes e finalmente foi lançada, porém não foi na qualidade que eu realmente gostaria.
O jogo tem uma jogabilidade curiosa. O seu foco é o clássico de pegar itens e levar aos lugares em um ambiente fechado. Entretanto, o jogo tem um diferencial. Ele tem um certo sistema de batalha no qual não tem uma batalha de fato. O jogo te coloca cara-a-cara a criaturas e você precisa tomar ações para sobreviver ou selar a criatura, quase uma batalha em turnos, mas sem usar ou levar ataques, mas itens. Eu achei bem interesse isso e é um incomodo quando não sabe como derrotar a criatura ou quando não é possível escapar (como a Garota da Ponte).
Os mapas do jogo é algo bom. O jogo foi feito no RPG Maker e utiliza texturas originais. Não é nada vindo do RTP ou de sites por aí, também não é nenhum mapa Frankenstein, com tilesets que não combinam. O tamanho do mapa também não é algo que incomoda. Você tem uma movimentação boa sem estresse. Em relação a mapa/evento, nada para se reclamar, o mapa não é tão grande e os eventos não fazem você dicar dando voltas e mais voltas.
Em relação a imagens... Eu não vou reclamar de nada. Em 2013, houve uma atualização no jogo que mudou os rostos dos personagens e algumas das imagens. Isso aconteceu por causa do lançamento da light novel, fazendo tanto o jogo quanto a novel serem mais próximos.
A história está mais para um história que se passa em uma escola onde os mitos começam a perseguir o protagonista. Bem, acho que é mais uma curiosidade, porém era costume que quase todas as escolas japonesas tinham os seus 7 mistérios/maravilhas. Era quase como se toda escola tinha o seu próprio folclore. Talvez seja por isso que tenha tanta lenda urbana e suas variações. E onde o jogo entra nisso? Ichiro quer resolver esses mistérios, selando eles.
Eu acho a história e o roteiro sólidos. Há algumas reviravoltas, não há jumpscares.
Eu tinha a intenção de traduzir o jogo desde o começo das traduções. Posso dizer que é o jogo que mais demorei para traduzir já que foi a minha segunda tradução. Eu já perdi a tradução algumas vezes e finalmente foi lançada, porém não foi na qualidade que eu realmente gostaria.
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